Entendendo Metrópolis
"Metrópolis" é um filme mudo de ficção científica lançado em 1927, dirigido por Fritz Lang. A história se passa em um futuro distópico em que a sociedade está dividida entre os ricos que vivem em luxo acima da terra e os trabalhadores que vivem em condições precárias nas profundezas. O protagonista, Freder Fredersen, é o filho do governante da cidade, Joh Fredersen.
Freder descobre as condições opressivas dos trabalhadores e se apaixona por Maria, uma mulher que lidera uma revolta entre os operários e acredita na chegada de um "mediador" que unirá as duas classes. Para combater a opressão, Maria usa uma réplica de si mesma, um robô criado pelo cientista Rotwang, para incitar a rebelião.
No clímax do filme, a cidade enfrenta uma série de catástrofes desencadeadas pelo robô, levando a uma crise que quase destrói tudo. Freder e Maria, com a ajuda de seu pai, finalmente conseguem restaurar a ordem e promover a reconciliação entre as classes. O filme termina com a ideia de que o "coração" é necessário para unir os "cabeças" (os governantes) e as "mãos" (os trabalhadores), sugerindo a necessidade de entendimento e cooperação entre as diferentes camadas da sociedade.

Comentários
Postar um comentário